Como diminuir a ansiedade?

Sr. redator:
“A ansiedade é um dos problemas emocionais que mais atingem a população atualmente. Um levantamento realizado recentemente na Inglaterra com 2 mil pessoas, a pedido do canal Universal Channel, mostra que quatro entre 10 pesquisados passam cerca de duas horas diárias preocupados com acontecimentos futuros.

Entre os problemas que mais incomodam os entrevistados todos os dias estão: o pagamento de contas, problemas no trabalho, cuidar dos filhos, tarefas domésticas e planejar atividades sociais. Já que não é possível eliminar algumas dessas preocupações, a solução é contornar a própria ansiedade para lidar de uma forma mais saudável com as atividades da rotina. Uma das formas de combater esse mal é a mudança na alimentação.

Para isso, existem alimentos que liberam substâncias como serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar e relaxamento. A banana, o leite e derivados contêm o aminoácido triptofano, responsável pela liberação de serotonina. Ele também atua na regulação do sono, provocando a sensação de relaxamento. Carboidratos de lenta absorção também são benéficos, pois liberam açúcar na corrente sanguínea e secretam a serotonina.

Outra recomendação é a de se evitar uma alimentação que incentiva a produção de cortisol, um hormônio que é liberado em situações de estresse. A vitamina C, presente nas frutas cítricas, diminui a liberação desse componente.

Além dos alimentos que possuem o papel de combater a ansiedade, existem aqueles que atuam como o vilão para os ansiosos. A cafeína e o álcool, por exemplo, devem ser consumidos com cautela, pois são estimulantes do sistema nervoso. O açúcar refinado, que está presente na maioria dos doces e refrigerantes, elevam os níveis de açúcar sanguíneo rapidamente, o que provoca irritabilidade, depressão e tensão.”

Rafaela Allevato Frason

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