A ciclovia existente entre as estações Itaquera e Tatuapé do Metrô ainda está causando problemas aos ciclistas e pedestres que a utilizam. Entre as estações Carrão e Tatuapé, por exemplo, o estreitamento das pistas é tão grande que duas bicicletas não podem transitar pelo espaço ao mesmo tempo. Como o risco de acidente é grande, as pessoas geralmente optam por parar para a outra passar. Caso contrário, uma delas pode cair ou se machucar no gradil que protege o ciclista do trânsito da Radial Leste.
CRIANÇAS
Para os pedestres, a situação também é delicada, pois muitos são surpreendidos pelas ‘bikes’ que circulam na mesma direção. “Em um trecho com cerca de 250 metros tenho de caminhar ou correr com a preocupação de não ser atropelado”, relata o estudante Silvio Macedo. Famílias que costumam utilizar a ciclovia, principalmente aos fins de semana, devem ter cautela nesse perímetro, pois alguns ciclistas têm o costume de abusar da velocidade e isso pode resultar em acidentes, sobretudo com crianças.
MANUTENÇÃO
Apesar da ciclovia ter sido inaugurada há alguns anos, a Prefeitura ainda não conseguiu se adaptar à manutenção dela. A pintura avermelhada da pista, bem como as faixas que a dividem, desgastam rapidamente e reparo do circuito gasta tempo, dinheiro e atrapalha a circulação dos ciclistas. O mesmo acontece com a falta de placas de informação, que são arrancadas e até mesmo pichadas.
PEDESTRES
Querendo ou não, a vida dos pedestres e de passageiros dos ônibus de linhas da Radial Leste também foi afetada pela ciclovia. Em alguns locais, as pessoas que esperam nos pontos de ônibus ou mesmo às que descem do transporte coletivo precisam conviver de maneira harmônica com os ciclistas, pois muitos trabalhadores se utilizam da via como meio de transporte e não só de lazer. Por isso, para quem está de bicicleta ou a pé é bom estar atento a este trânsito. Neste caso, a São Paulo Transporte (SPTrans) poderia colaborar com mais avisos ou pinturas diferenciadas no solo.
NOVAS CICLOVIAS
Com a provável construção de novas ciclovias, como a que ligará a estação Itaquera do Metrô com o Parque do Carmo, por exemplo, é importante que a Secretaria Municipal dos Transportes desenvolva métodos mais eficazes e duradouros de manutenção e de informação aos ciclistas. A curto prazo, a Prefeitura deverá se preparar também para receber milhares de estrangeiros, contumazes usuários de ciclovias em seus países de origem.