A ciclovia da Radial Leste, que liga a estação Itaquera a estação Tatuapé do Metrô, ainda não é a opção mais segura para quem deseja fazer este trajeto. Inaugurada em 2008, com 12,2 km de extensão, a ciclovia apresenta alguns problemas que vão além da falta de segurança.
O primeiro deles é a iluminação, que é insuficiente em pontos próximos aos viadutos, como Antonio Abdo (antigo Conselheiro Carrão) e Alberto Badra (Aricanduva) e na lateral da alça de acesso entre a Penha (Rua Alvinópolis) e a Avenida Radial Leste, altura da estação Penha do Metrô.
Outra reclamação comum sobre a ciclovia da Radial Leste é que ela é pouco útil para quem deseja se deslocar até o centro da cidade, já que é impossível seguir adiante depois do trecho da estação Tatuapé do Metrô. Se o usuário precisar continuar o percurso quando chegar à estação Tatuapé, ele deverá fazer isso se arriscando entre os carros, pois a estação não possui bicicletário. Além disso, mesmo se ele quisesse ir de metrô com o veículo, isso só seria possível a partir das 20h30, horário em que é permitida, de segunda a sexta, a utilização de bicicletas. Na Linha 3-Vermelha, os bicletários estão localizados em cinco estações: Corinthians-Itaquera, Guilhermina-Esperança, Carrão, Brás e Santa Cecília, que estão abertos apenas para o estacionamento e não para o aluguel de bicicletas.
Apesar de a bicicleta ser um meio de transporte saudável, ela é ainda pouco utilizada pelos paulistanos. Segundo levantamento realizado em setembro de 2012, cerca de 300 mil pessoas na região metropolitana de São Paulo utilizam a bicicleta para se locomover, isso representa apenas 1% da população.
TRABALHO
A pesquisa O Uso de Bicicletas na Região Metropolitana de SP, de agosto de 2010, apontava que a capital paulistana tem quatro polos de bikes. Ao analisar os distritos com mais de 2 mil viagens por dia, observa-se que 70% delas estão reunidas em Grajaú (e Socorro), Vila Maria (Vila Medeiros, Tremembé e Jaçanã), Jardim Helena (Itaim Paulista, São Rafael, Itaquera e São Miguel Paulista) e Ipiranga (Cursino e Sacomã).
A característica mais marcante na zonal leste é que os usuários fazem uso conjugado da bicicleta com outro meio de transporte. Prova disso é que os bicicletários de estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), como Itaim Paulista e Jardim Helena, ficam cheios durante quase todo o dia, esvaziando apenas no fim da tarde, quando estudantes e trabalhadores descem dos trens e seguem pedalando para casa.
Segundo pesquisa do Metrô, mais de 70% das viagens feitas diariamente de bicicleta na capital são para trabalhar – pelo menos 214 mil moradores usam esse meio para chegar ao trabalho todos os dias.
MEDO
Na contramão desse número, está o estudante de direito, Gabriel Prevides, que representa os 4% dos paulistanos que utilizam a bicicleta para lazer. Gabriel conta que utilizou apenas uma vez a Ciclovia da Radial Leste e que não se sente à vontade de continuar a usá-la, porque ela não é segura. “Você corre risco né? Tudo escuro, sem ninguém. Tem uma parte ali perto do viaduto Aricanduva que é tensa. Cheio de indigente se drogando na pista, devem até dormir lá” comenta.
Por conta dos casos de furtos de bicicletas e de objetos pessoais dos ciclistas, moradores do bairro do Tatuapé já pediram à Polícia Militar que realize rondas próximas a estes locais para verificar a presença de suspeitos.
O QUE DIZ A PM
A Polícia Militar esclarece que realiza o policiamento ostensivo preventivo por meio dos mais diversos programas de policiamento existentes na Instituição (Rádio Patrulhamento, Força Tática, ROCAM, Escolar), sempre objetivando a diminuição dos crimes.
A Polícia Militar orienta aos cidadãos para que registrem os fatos e acionem a Policia Militar quando se depararem com ações delituosas ou situações de emergência.
Perigo . Hoje roubaram minha bike em frente arena corinthians. 3 sujeitos altos e moramos. Um colocou a arma em mim e levaram a bike. Branca e preta quadro mosso. Suspensão first. E freio hidráulico. Muito boa
Bom pessoal moro na v. formosa e descobri a pouco a ciclovia gamelinha e radial leste achei um percurso interessante, sim tem alguns buracos mas que não atrapalham tanto. Só achei perigoso o trecho da Matilde parece adequado para assalto é o que vi que não me agradou o resto perfeito
e muito perigosa mesmo cheia de buracos que podem te derrubar e cheia de Mato
muitos degraus também deixam a pedalada mais dificil
ciclovia otima precisa asfaltar melhor uso de 3 a 4 vezes por semana c amigos tatuape ate itaquera passando arena corinthians maior time do mundo bi mundial
Ola boa tarde pedalo quase todos os dias na ciclovia da radial não é só a falta de segurança que existe no local como a buraqueira que a prefeitura ou as empresas responsáveis pelo serviço estão fazendo.
Deixando com que ciclistas ou crianças que pedalam na região sofram algum tipo de acidente caindo nos buracos ou até mesmo tendo que desviar pela rua.
Gostaria que esta Gazeta também mostrasse esta vergonha.Obrigado