Check-up Masculino: por enquanto, nenhum AME atenderá na ZL

Check-up Masculino: por enquanto, nenhum AME atenderá na ZL

Num primeiro momento, o programa parece ser bem interessante por incentivar os homens a fazerem exames de rotina e, consequentemente, a cuidarem da saúde. Só que, a campanha do governo do Estado, “Filho que ama leva o pai ao AME”, que pretende realizar aproximadamente 24 mil check-ups anuais de cardiologia e urologia em homens a partir dos 50 anos, não está disponível em toda a rede.

Na capital, somente a AME Heliópolis estará participando do programa. Ou seja, neste primeiro momento não há nenhum posto na Zona Leste credenciado para a ação. Em contato com a Secretaria Estadual da Saúde, a pasta indicou que, à medida que a campanha for dando resultado, outros AMEs poderão passar a participar.

COMO ACONTECE
O paciente interessado será atendido aos sábados e poderá agendar, por telefone, no mês de seu aniversário, os exames e consultas sem a necessidade de prévio encaminhamento. Por enquanto, 21 AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) do Estado de São Paulo estão credenciados e os homens passarão por duas consultas.

No primeiro sábado, o paciente passará pela enfermagem para avaliação do peso, altura e risco cardíaco, além de realizar uma bateria de exames laboratoriais de sangue, por exemplo. No segundo, será agendado o retorno para as consultas com o cardiologista e urologista, com a avaliação dos resultados dos exames.

Caso o paciente apresente alguma anormalidade, será encaminhado para mais exames, acompanhamento e tratamento, já dentro da rotina de atividades comuns do AME.

O protocolo de atendimento foi desenvolvido em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, a Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo) e a Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Para o agendamento, basta ligar no 0800-779-0000.

Deixe um comentário

*