Cartilha objetiva prevenção de acidentes em eventos

Sr. redator:
“Existem muitos acidentes nos locais de eventos e nas montadoras e a Abrace – Associação Brasileira das Montadoras e Locadoras de Stands teve a iniciativa de elaborar a cartilha para que os trabalhadores se conscientizem da utilização correta do Equipamento de Proteção Individual – EPIs e de como, quando e o que usar para prevenir os acidentes, que ocorrem tanto no local do evento quanto dentro das empresas. Os mais recorrentes são cortes, traumas menores e gerais, que são decorrentes do processo de montagem, principalmente de stands e estruturas especiais.

Todos esses motivos fizeram com que a elaboração desta cartilha se tornasse uma necessidade primária, para que o mercado das montadoras se adequasse às normas vigentes. Há uma tendência para se criar melhores condições para este setor, que está em crescimento, e na retenção de mão de obra para que não haja evasão a outras atividades por falta de condição de trabalho, uma vez que as empresas investem em treinamento.

Além de incentivar o uso dos equipamentos, a Abrace visa conscientizar também que os responsáveis pelos pavilhões ofereçam condições de trabalho garantidas por lei, no que se refere ao ambiente e à estrutura disponibilizada. Uma de nossas bandeiras é a regulamentação e definição dos prazos de montagem de forma mais racional. Isso fará com que as promotoras e organizadoras sejam influenciadas a repensar a agenda dos eventos, levando em consideração prazos de montagem e desmontagem que deem condições para seguirmos os procedimentos e processos que garantam cada vez mais a segurança dos nossos montadores e, assim, evitarmos também os acidentes.

Para que a associação possa ter informações sobre os resultados da cartilha e continuar esta campanha de forma melhorada, haverá uma experiência piloto em São Paulo. A distribuição da cartilha será realizada nos principais eventos da cidade. No entanto, qualquer empresa do setor poderá solicitar um exemplar através dos canais de contato pelo site e em displays espalhados pelos principais pavilhões. Para a viabilização do projeto, a Abrace conta com dois parceiros, o Expo Center norte e o Transamérica Expo Center.”

Diego Carbonari

Deixe um comentário

*