Cadastro biométrico segue nos cartórios eleitorais

Cadastro biométrico segue nos cartórios eleitorais

Nos dias 9, 10 e 11 de outubro, o Complexo Tatuapé recebeu o posto itinerante de agendamento para o cadastro biométrico. Nos três dias da ação no Shopping Metrô Tatuapé e no Shopping Boulevard Tatuapé, as pessoas ou foram encaminhadas no mesmo dia ao Cartório Eleitoral do Tatuapé, na Praça Santa Terezinha, 45, ou agendaram uma outra data para o posterior cadastro.

De acordo com Marlene Mazola Suave Balizardo, chefe do Cartório Eleitoral do Tatuapé, o trabalho em parceria com Complexo Tatuapé foi muito produtivo. “Os atendimentos aumentaram 300%. A média costuma ser de 40/45 títulos por dia, mas nestes três dias chegou a 120. Lá nos shoppings ocorreram duas situações: ou a pessoa pegava um comprovante de agendamento e vinha direto ao cartório, ou agendava uma outra data”, contou Marlene.

COMO AGENDAR

O agendamento para fazer a biometria continua através do site www.tre-sp.jus.br, em agendamento, ou, se a pessoa morar na região do Tatuapé, pode ligar direto no Cartório Eleitoral do Tatuapé: 3130-2714 ou 2295-9235.

“Atendemos das 12 às 18 horas, de segunda a sexta. Pode ligar que agendamos o horário. Em dezembro, mesmo com o recesso de 19 de dezembro a 6 de janeiro, os cartórios estarão abertos. Só não trabalhamos na véspera do Natal e no dia de Natal, e na véspera de Ano-Novo e no primeiro dia do ano”. Se preferir, o eleitor também pode ir no Poupatempo Itaquera ou no Poupatempo Sé, sem agendamento prévio.

ATÉ QUANDO

A cidade de São Paulo vai ser a última a concluir o cadastramento das digitais. A previsão é 2022, mas de acordo com Marlene, estuda-se a possibilidade de terminar antes, em 2020. “O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) está tentando fazer a coleta biométrica o mais rápido possível, mas acontece que em São Paulo a demanda é muito grande. São milhões de eleitores. Por isso as campanhas para chamar as pessoas e o aconselhamento para não deixarem o cadastro para a última hora.”

Por conta disso, nas eleições de 2018 a biometria na cidade de São Paulo não será obrigatória, ainda. “Um dado importante: muitos eleitores têm títulos em outros locais. Por exemplo: um eleitor que mora no Tatuapé e o título é da cidade de Botucatu, onde está tendo a biometria obrigatória. Caso a pessoa não faça a biometria lá na cidade ou transfira o título para a capital, ela terá o título cancelado, porque lá já é obrigatório. As pessoas devem ficar atentas a isso.”

EVITE FILAS

Ainda de acordo com Marlene há uma preocupação com as filas no final do cadastro antes das próximas eleições. “A capital vai ficar sobrecarregada. Por isso é bom verificar com antecedência a situação eleitoral. No início de maio fecha o cadastro. É sempre 150 dias antes da eleição. Aí ninguém mais tira título, faz transferência, muda o nome ou a seção, ou solicita uma seção com acessibilidade, por exemplo. A regularização só poderá ser feita em novembro, depois da eleição, período este que também terá uma maior procura pelo cadastro biométrico.

Podem procurar o Cartório Eleitoral do Tatuapé, na Praça Santa Terezinha, 45, as pessoas que moram nas regiões do Tatuapé e Carrão. Para saber direitinho qual o cartório eleitoral, basta entrar no site do Tribunal Eleitoral Regional de São Paulo, ir em agendamento, colocar o CEP da residência, que o site direcionará para o cartório correto.

Deve-se levar RG original, comprovante de residência recente e o título, se tiver. Para o primeiro título dos homens, que tenham entre 18 a 45 anos, é necessário também o comprovante de quitação do serviço militar.”

Deixe um comentário

*