Com um projeto de revitalização engavetado desde 2008, a Avenida Conselheiro Carrão está entre as piores vias da Zona Leste para se transitar durante quase 24 horas. Estreita e com permissão de estacionar dos dois lados, no período em que os corredores de ônibus não estão ativos, a avenida é responsável pela interligação de bairros como Vila Carrão, Vila Formosa e Tatuapé.
PRÉDIOS
Sem receber investimentos estruturais, a via está totalmente saturada. Antes cercada por casas e alguns pequenos comércios, atualmente a Conselheiro Carrão tem à sua volta inúmeros prédios residenciais e comerciais, além de grandes redes de lojas, supermercados, concessionárias de veículos, entre outras empresas. Sem contar que muitos dos moradores tradicionais ainda residem na região e trafegam pela avenida.
CONGESTIONAMENTOS
Pelo menos 30 ruas se iniciam ou atravessam a avenida, o que dá a medida do número de veículos, entre carros, motos, ônibus e caminhões, que ocupa a via todos os dias. Como os motoristas seguem em direção ao centro e ao bairro, eles precisam acompanhar o fluxo, caso estejam do lado “certo” da Conselheiro Carrão, ou terão de atravessá-la para continuar o percurso. Por conta destes momentos, invariavelmente o trânsito está congestionado.
CALÇADAS
De acordo com o engenheiro e urbanista Vagner Landi, um dos responsáveis pelo projeto, há seis anos foi entregue à Secretaria de Coordenação das Subprefeituras um plano de modernização da avenida. A proposta, ainda sem direcionamento, pretende atrair empreendimentos para a avenida, além de melhorar a acessibilidade e o fluxo de veículos e pedestres. O plano também quer padronizar as calçadas por toda a extensão da via, criando, inclusive, faixas de travessia com piso elevado e destacado.
DUAS PISTAS
Os especialistas ainda propõem a criação de duas pistas, desde a Rua Atucuri até o Viaduto Antônio Abdo, com desapropriações ao longo do trecho. Em toda a avenida, os ônibus teriam uma faixa exclusiva na lateral da avenida com 3,60 metros de largura, enquanto os automóveis e utilitários transitariam pelas pistas centrais. O estacionamento de carros seria proibido ao longo da Conselheiro Carrão, buscando uma maior fluidez no trânsito.
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL
Na pesquisa feita pelos profissionais à época, vários imóveis estavam fechados ou degradados. Cerca de 60% dos imóveis estavam em estado precário, enquanto outros 30%, direcionados ao comércio, permaneciam fechados. Somente 10% dos estabelecimentos estavam em bom estado.
De pronto a Distrital Tatuapé da Associação Comercial de São Paulo afirmou ser importante a participação da comunidade na discussão do projeto, já que os comerciantes não poderão ser prejudicados. Conforme a entidade, o fato das pessoas não poderem estacionar nas laterais da avenida poderia afastá-las dos estabelecimentos.
O OUTRO LADO
De acordo com a assessoria da São Paulo Obras (SPObras) o projeto de revitalização da Avenida Conselheiro Carrão não está sob sua responsabilidade. A Secretaria de Infraestrutura Urbana (Siurb) revelou que verificaria os projetos e obras de corredores que estavam sendo administrados por ela, mas a princípio não tinha informações a respeito. Já a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, relatou, após ter recebido comunicado da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), não existir nada de concreto com relação ao plano criado em 2008.
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