ARTUR ALVIM – Moradores querem resposta sobre invasão de escorpiões nas casas

ARTUR ALVIM – Moradores querem resposta sobre invasão de escorpiões nas casas

Moradores da Rua Jorge de Almeida Quirino, em Artur Alvim, estão preocupados com o aparecimento de escorpiões em suas casas e na rua. Há cerca de 15 dias, os bichos começaram a sair de bueiros e invadir as residências.

Segundo a dona de casa Iraci Paixão, depois que seus vizinhos começaram a relatar a presença dos aracnídeos, ela passou a avisar a todos na casa que não calçassem os sapatos antes de batê-los no chão. Outra precaução tomada pela moradora foi quanto à limpeza da casa, não favorecendo a aproximação dos bichos.

CRIANÇAS
Iraci também ressaltou o fato de morarem muitas crianças no endereço e seria um risco muito grande se elas fossem picadas. “O veneno desses escorpiões pode ser fatal”, comentou. Conforme a moradora, a Prefeitura foi avisada sobre o problema e encaminhou técnicos para o local. No entanto, ela disse que eles só abriram a tampa de um dos bueiros, colheram alguns bichos e foram embora.

NA PAREDE
Outra moradora da rua afirmou ter levado um susto quando encontrou três escorpiões em sua casa. Ela revelou que o primeiro apareceu há três semanas, após ela varrer o quarto. O bicho estava andando no piso. Depois ela encontrou outros dois, um no corredor da casa e outro na parede do quintal.

RECLAMAÇÕES
O Centro de Zoonoses recebeu este ano seis reclamações referentes à presença de escorpiões na rua. Técnicos do órgão informaram que, além de retirar os animais, deram orientações aos moradores.

A Prefeitura avisou que não há nenhuma recomendação do Ministério da Saúde para a utilização de veneno para o controle dos escorpiões. Isso deve ser feito por meio de medidas preventivas, como manter a casa limpa, tampar os ralos e rebocar paredes com vãos e frestas.

RECOMENDAÇÕES
Outras recomendações também são importantes, como lavar o local da picada com água e sabão e encaminhar a vítima para o serviço médico mais próximo (preferencialmente levando o animal que causou o acidente, para identificação de suas características).
Não é aconselhável usar veneno para combater os escorpiões, porque o desalojamento temporário pode favorecer a dispersão dos focos e o aumento da população do animal.

ESCONDERIJOS
De hábitos noturnos, os escorpiões costumam se esconder durante o dia sob cascas de árvores, pedras, tijolos, troncos podres, madeiras empilhadas, fendas, muros e porões, além de locais onde se acumula o lixo doméstico. São mais ativos durante os meses quentes do ano, mas em épocas de muita chuva podem sair em busca de abrigo em áreas secas e residências.

Deixe um comentário

*