4 formas de como meditação pode ajudar com a sua saúde mental

4 formas de como meditação pode ajudar com a sua saúde mental

Com a nova estação do ano a chegar ao Brasil, o verão é a altura ideal do ano para mudanças, como estilo de vida e hobbies. Por todo o mundo, indivíduos se encontram a procurar novas atividades que possam melhorar a sua qualidade de vida e a sua saúde mental e física. O aumento de temperaturas já foi associado com uma maior incidência de problemas de saúde mental, segundo estudos realizados, o que preocupa as entidades de saúde com um aumento no risco de suicídio.

Como prevenção, cada vez mais profissionais de saúde estudam e recomendam meditação pelos seus benefícios para a saúde mental e física dos cidadãos. Meditação tem sido um exercício que muitos procuram inserir na sua rotina diária, e hoje discutimos 4 formas de como meditação pode melhor a saúde mental:

1 – Redução do stress: Seja qual for a sua principal fonte de stress, como por exemplo trabalho, meditação mira o stress e visa em o reduzir. Stress tem um efeito negativo na saúde e vida de um indivíduo, tanto na forma de irritação facilitada, alterações de humor e  desordens do sono. Stress acaba por criar um ciclo vicioso afetando as tarefas mais básicas do nosso dia-a-dia como comer, dormir e conduzir, ou outras atividades que requerem concentração para serem completadas de forma eficiente.

2 – Alternativa terapêutica: Especialistas notam que meditação quando combinado com outros medicamentos tradicionais podem funcionar como uma alternativa para tratamentos opiáceos. Para além do risco de vício com medicamentos terapêuticos, meditação pode funcionar como um alívio para diversos efeitos secundários associados com algumas medicações. Em alguns casos, para além de ser receitado a indivíduos que sofrem com depressão, meditação também é comum entre pessoas com problemas musculares associados ao stress.

3 – Inteligência emocional: Um recente estudo que se focou em staff académico demonstrou que meditação afeta positivamente a inteligência emocional dos indivíduos envolvidos no estudo, que  adicionalmente também comentário na redução do stress causado pelo local do trabalho. Visto que stress psicológico é um problema prevalente em diversos locais de trabalho pelo mundo, investigadores acreditam que meditação deveria de ser uma atividade integrada no programa de bem-estar de qualquer local de trabalho como uma iniciativa para redução de stress.

4 – Relacionamentos: Meditação diádica refere-se a uma meditação realizada por duas pessoas. Acredita-se que esta tarefa melhora relacionamentos entre casais ou amigos ao promover proximidade e comunicação entre os mesmos. Especialistas de relacionamentos salientam a importância de conversação entre parceiros, e que meditação diádica é uma excelente forma de prestar atenção ao bem-estar do seu companheiro.

Deixe um comentário

*